O doutorando Guilherme Landim, pesquisador-cineasta e pensador de imagens do PPG Multimeios, lançou em Fevereiro de 2024 o Documentário “Camburi Resiste” juntamente à Comunidade Quilombola no litoral Norte do estado de São Paulo. O projeto faz parte de uma pesquisa transdisciplinar envolvendo pesquisadores(as) e colaboradores(as) do NEPAM/UNICAMP – Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais, Laboratório Terra Mãe/NEPAM, Laboratório de Arqueologia Pública “Paulo Duarte”/UNICAMP, LAPAN – Laboratório de Arqueologia do Pantanal CPAN/UFMS, ICOMOS – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, Mudclim – Grupo de Trabalho em Mudanças Climáticas e Patrimônio, AMAC – Associação Amigos e Moradores de Camburi, com financiamento do ICCROM – International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property e da FAPESP.
O documentário “Camburi Resiste” trata das memórias afetivas da Comunidade Quilombola em Ubatuba (SP). As narrativas orais e visuais dos(as) habitantes do Camburi são pensadas como o germinar das plantas, atravessadas por dinâmicas de ocupação do território, riscos e mudanças climáticas que afetam seu desenvolvimento. A vulnerabilidade e a injustiça climática, as questões ambientais, o patrimônio cultural, natural e alimentar são alguns dos principais eixos narrativos da pesquisa nesse território resistente e em conflito.
Gravação do Filme – Comunidade Quilombola do Camburi (Ubatuba/SP
No contexto de expansão urbana e das mudanças climáticas globais, os povos originários e comunidades tradicionais clamam por conquista de espaço nas tomadas de decisão em direção à justiça climática e à garantia da terra. Na Comunidade Quilombola do Camburi (Ubatuba/SP), essa problemática é agravada pelo histórico de intensa repressão exercida por agentes estatais, bem como pela implementação da Rodovia Rio-Santos, que possibilitou o acesso à região, resultando em turismo predatório e transformação dos modos de
vida locais. Ademais, os desastres ambientais têm se intensificado, impactando diretamente na preservação do patrimônio cultural e integridade material do quilombo. Nesse cenário, foi proposto o documentário/pesquisa “Camburi Resiste” como uma das iniciativas do projeto “Net Zero: Heritage for Climate Action” (ICCROM), utilizando a imagem cinematográfica como uma ferramenta da antropologia visual buscando traçar caminhos para mapear questões socioambientais por meio das narrativas dos atores sociais envolvidos. Ao ouvir residentes e lideranças em entrevistas semiestruturadas, filmadas com um método de trabalho específico voltado para o campo, a equipe identificou questões que afetam diretamente esse território, suas dinâmicas de ocupação, potencialidades, riscos e desafios.
Pesquisador do PPG Multimeios lança documentário na Comunidade Quilombola do Camburi
Ao serem exibidos e suscitados olhares de pertencimento e novos agenciamentos a partir da linguagem audiovisual, esse trabalho foi proposto como parte do “etno-desenvolvimento” dessa comunidade na perspectiva de capacitar e fortalecer a visibilidade do Camburi. A sessão de estreia reforçou o debate sobre os processos de violência que as comunidades do entorno historicamente enfrentaram com a implantação dos Parques da Serra do Mar e Serra da Bocaina, além do Turismo predatório, apontando possíveis caminhos para que esta comunidade possa se fortalecer na constante luta por seu território.
Guilherme Landim, juntamente ao grupo transdisciplinar de pesquisadores(as), coordenados(as) pela Profa. Dra. Aline Vieira de Carvalho, pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp (NEPAM), compreende a urgência de novos métodos de trabalho e pesquisa que se “apropriem” de ferramentas alternativas, criativas, inventivas e até mesmo fabuladoras para possibilitarem existências/resistências diante do capitaloceno ecocida. Dessa forma, o pesquisador tem visado em seus estudos a proposta de um cinema-território potente em suas poéticas e estéticas agenciadoras da imagem em defesa de patrimônios culturais em riscos na era do capitaloceno.
PESQUISA
Aline Vieira de Carvalho
UNICAMP / Coordenação geral
Cinthia Rolim de Albuquerque Meneguel
Universitat de Girona (UdG)
Cristina Fachini
IAC / Colaboradora
Diego Ivan Caroca Riquelme
Laboratório TERRAMÃE (UNICAMP) / Produção audiovisual
Elton Genari
UNICAMP / Revisão de conteúdo
Felipe Bueno Crispim
UNICAMP / Historiador
Guilherme Rezende Landim
UNICAMP / Direção e produção audiovisual
Janaína Welle
UNICAMP / Produção audiovisual
João Paulo Soares Silva
UNICAMP / Coordenação de conteúdo e gerência financeira
João Pedro Otoni Cardoso
UFMG / Mediação
Juliano Sant’Ana dos Santos
Residente da Comunidade Quilombola do Camburi
Luana Cristina da Silva Campos
UFMS / Colaboradora
Queli Lucio Iartelli
Presidente da Associação de Moradores e Amigos de Camburi (AMAC)
Simone Aparecida Vieira
UNICAMP / Colaboradora
Willian Carboni Viana
IFAC / Geógrafo
ROTEIRO
Guilherme Landim e João Paulo Soares Silva
PRODUÇÃO
João Paulo Soares Silva
DIREÇÃO GERAL / DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / PRODUÇÃO
Guilherme Rezende Landim
MONTAGEM
Guilherme Rezende Landim e Lucca Deliberato Reis (UNICAMP)