Titulo: Lição 3 – A Entrevista
Autora: Cristina Scott
Ano:
Paginas: 16
Introdução: Uma entrevista pode impulsionar ou detonar uma matéria. A forma de entrevistar é uma questão complicada para repórteres de ciência, que precisam lidar com pesquisadores altamente especializados e que estão mais acostumados a dar aulas e escrever para seus pares do que a se comunicar com o grande público.
Isso sem esquecer o medo: muitos cientistas nunca passaram por um treinamento para aprender a falar com a mídia (media training) e receiam que sua reputação seja prejudicada pela cobertura da imprensa, por isso acham as entrevistas muito assustadoras.
Não perca de vista o público-alvo principal da entrevista: um leitor, espectador ou ouvinte interessado
e curioso.
Preparar-se é importante, mas nem sempre possível. Como formular questões se você não sabe nada sobre o assunto? Como convencer um cientista ocupado e estressado a arranjar tempo para uma conversa? Como fazer com que um estranho fale com você como se fossem velhos amigos? E se suas anotações não traduzirem de forma precisa o que foi dito? Essas são questões importantes de se pensar.
Neste capítulo, você vai trabalhar essas questões. Depois de fazer isso, esperamos que você prepare e conduza entrevistas de uma maneira um pouco diferente…
(Segue abaixo o arquivo com o capítulo completo)
A Entrevitas Cristina Scott (Dicas para realizar ou conducir uma entrevista)