Disciplina/Curso – Extensão Turma 2024

 

PROGRAMA – DISCIPLINA/CURSO – EXTENSÃO

AP-545/EG-0770 – MEIO AMBIENTE, QUESTÕES AGRÁRIAS E MULTIMEIOS

2° SEMESTRE 2024

 

AULAS

Conteúdos/Aula

Responsáveis

AULA 1

08/08/24

Apresentação: Orientações do Grupo de Colaboradores e Esclarecimentos do Curso;

Dinâmica das Sementes;

Pausa de 10 minutos;

Palestra Inaugural – Questões emergentes na temática agrária.

Vanilde, Diego, Kellen, Gastão George e Alessandro

AULA 2

15/08/24

Diálogos audiovisuais: Apresentação de filmes de participantes do curso de anos anteriores;

Pausa de 10 minutos;

Fabulações audiovisuais – processos criativos

 

Guilherme Landim, Kellen, Diego e George

AULA 3

22/08/24

Processo de Produção e Criação – Como produzir e realizar um Plano de produção audiovisual;

Pausa 10 minutos;

Dinâmica da imagem – Criar/Pensar uma imagem (individual), produzida pelos participantes, que represente o tema a ser proposto para a parte prática do curso/disciplina – Informar recursos materiais e humanos da disciplina

 

 

Guilherme Landim

 

AULA 4

29/08/24

Palestra III O documentário no Ecossistema –

Pausa de 10 minutos;

Exercícios: Dinâmica de Grupos

 

Gilberto Sobrinho – IA

AULA 5

05/09/24

Palestra II Questões emergentes na temática patrimônio ambiental

Pausa de 10 minutos;

Atividade Dinâmica – Distribuição da água;

AULA 6

12/09/24

Introdução ao roteiro: a arte de narrar histórias;

Pausa 10 minutos;

Atividade prática: organização grupos;

Guilherme Landim

Alfredo Suppia

AULA 7

19/09/24

Convidado Especial: Cinema Comunitário

Pausa 10 minutos;

Debate sobre o tema

 

Andrea Molfetta

AULA 8

26/09/24

Edição I : Roteiro técnico de edição Transcrição, decupagem e organização de material;

Pausa 10 minutos;

Exercícios;

Alessandro Poeta e Diego Caroca
AULA 9

3/10/24

Edição II: Conhecimentos básicos de software e aplicativos de Edição (Adobe Premier, Final Cut – X – Da Vinci e Blender;

Pausa 10 minutos

Exercícios: Filmagem, Enquadramentos, Som e Iluminação

Alessandro Poeta e Diego Caroca
AULA 10

10/10/24

Campo: Preparação para Campo de Pesquisa, planejamento e processos de produção para cada grupo;

Reunião de grupos com orientadores/as e depois compartilhamento em roda de convers

Todos
AULA 11

17/10/24

Campo (turma realiza filmagem)

Grupos/Equipes
AULA 12

24/10/24

Encontro: Pendências e questões sobre a edição/montagem;

Apresentação do relato de processo dos grupos;

Relatórios dos grupos;

odos/Equipes

Orientadores

AULA 13

31/10/24

Edição;
AULA 14

07/11/24

Edição;
AULA 15

14/11/24

Apresentação final dos filmes na Adunicamp e no MIS e disponibilização por meio da plataforma Sementeia.org acervo do MIS e debate com os grupos.

Todos/Convidados

REFERÊNCIAS E BIBLIOGRAFIAS

1.- MULTIMEIOS

ANG, Tom. Vídeo Digital – uma introdução. (Tradução: Assef Nagib Kfouri e Silvana Vieira) .Editora Senac/São Paulo, 2007.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2003.

CARVALHO, N. S. Cinema e representação racial: o cinema negro de Zózimo Bulbul. São Paulo: USP, 2005.

EISENSTEIN, Sergei. A Forma do Filme. Apresentação, notas e revisão técnica: José Carlos Avellar. Tradução: Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

LEONE, Eduardo; MOURÃO, Maria Dora. Cinema e montagem. São Paulo: Ática, 1993.

LINS, Consuelo e MESQUITA, Claudia. Filmar o Real – Sobre o documentário brasileiro – Contemporâneo. Rio de janeiro: Zahar, 2011

LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho. Rio de janeiro: Zahar, 201

MELLO, C. Extremidades do vídeo. São Paulo: Senac, 2008.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2016.

PUPO, M. V.; TAIT, M. M. L; LACERRA, B. S.; JUNQUEIRA, K; WELLE, J. Plataforma Sementeia: um espaço de diálogo e articulações de resistências no campo e na cidade. Cadernos de Ciência e Tecnologia – Embrapa (aceito maio de 2017).

RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal… O que é mesmo documentário? São Paulo: Editora. SENAC, 2008.

___________________. Teoria Contemporânea do Cinema – Documentário e Narratividade Ficcional (vol II). São Paulo, SENAC, 2005.

SANTORO, L. F. A imagem nas mãos: o vídeo popular no Brasil. São Paulo: Summus, 1989.

SILVA, L. H. ; JUNQUEIRA, K. ; TAIT, M. M. L. Sementeia: multimídia, educação e resistências

em uma plataforma virtual. Revista ClimaCom, v. 1, 2015

SODRÉ, M. Claros e escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2000.

2.- QUESTÕES AGRÁRIAS

BERGAMASCO, Sônia Maria Pessoa Pereira; NORDER, Luiz Antônio Cabello. A Alternativa dos assentamentos rurais: organização social, trabalho e política. São Paulo: Terceira Margem, 2003. Ler: Cap.1 (págs 19-35) e Cap.2 (págs.41-60).

GRAZIANO DA SILVA, (org.). Estrutura Agrária e Produção de Subsistência na Agricultura Brasileira. Ed. Hucitec, 1978. 240p.

GRAZIANO DA SILVA, J. O que é questão agrária. Ed. Brasiliense, 1981. (Coleção Primeiros Passos, 18).

LEITE, Ségio; HEREDIA, Beatriz, MEDEIROS, Leonilde; PALMEIRA, Moacir; CINTRÃO, Rosângela. Impactos dos assentamentos: um estudo sobre o meio rural brasileiro. Brasília: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural; São Paulo: Editora UNESP, 2004. 392p. Ler: págs. 37-59.

VEIGA, J.E. O que é reforma agrária. São Paulo, Brasiliense, 1981. 87p. (coleção Primeiros Passos, 33).

3.- AMBIENTE – PATRIMÔNIOS PRESERVAÇÃO

ARAÚJO, M. A. R. (org). Unidades de Conservação no Brasil: da República à Gestão de Classe Mundial. Belo Horizonte: Segrac, 2007.

BRITO, M. C. W. Unidades de conservação – intenções e resultados. 2ª ed. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2003.

CAREY, M. “Latin American Environmental History: Current Trends, Interdisciplinary Insights, and Future Directions” En Environmental History 14, pp. 221-252, 2009.

DUARTE, R. H. História e natureza. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

VARINE, H. As raízes do futuro – o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Editora Medianiz. Porto Alegre: 2012.

DIEGUES, A. C. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec, 2001.

SEIXAS, J.A. Percursos de memória em terras de história: problemáticas atuais. In: BRESCIANI, S.; NAXARA, M.(org.). Memória e (res)sentimento. Campinas: UNICAMP, 2001.

4.- Laboratório Multiusuário de Comunicação – TERRAMÃE

BERNARDET, J. C., Cineastas e imagens do povo, São Paulo, Ed. Brasiliense1985.

CAMPOS, Flavio. Roteiro de Cinema e Televisão.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Editora Atlas, S.A. 2002

LEBEL, Jean – Patrick. Cinema e Ideologia. In:. Formas cinematográficas e ideológicas em si mesmo: sobre a desconstrução do cinema págs. 43-48. Editora Mandacaru. 1972.

ONG, W., Oralidade e cultura escrita – a Tecnologização da palavra, Ed. Papirus, Campinas/SP, 1998.

5.- Referências de Site – Digital

Site voltado a criação de roteiros e técnicas de escrita

http://www.massarani.com.br/Roteiro.html

Site com diversas indicações de publicações sobre cinema documentarios – Ambiente e Multimeios.

https://labterramae.nepam.unicamp.br/

https://www.youtube.com/@CanaldeComunicacaoTERRAMAE

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