A pesquisa tem como objeto de estudo a análise das relações que se estabelecem entre o sistema social e ecológico dentro de uma Reserva de Biosfera (RB) em Cuba, a partir do uso dos recursos florestais. A RB Ciénaga de Zapata é um cenário complexo que apresenta valiosos recursos naturais, cuja propriedade da terra é fundamentalmente estatal e apresenta uma gestão centralizada dirigida pelo Estado, que tenta priorizar o bem-estar humano. Pretende se compreender a partir de uma abordagem interdisciplinar os mecanismos de retroalimentação entre os domínios social e ecológico, para fundamentar o entendimento dos fatores que impedem ou facilitam o uso sustentável dos recursos florestais dentro da reserva de Biosfera.
O principal objetivo de este trabalho foi identificar e analisar os fatores chaves que influenciam (negativa ou positivamente) o uso e gestão sustentável dos recursos florestais da RB Ciénaga de Zapata. Foram utilizados levantamentos de campo e dados dos projetos de ordenação florestal para a análise das características da
floresta, assim como foram aplicados entrevistas semi-estruturadas e questionários aos atores chaves relacionados com a gestão florestal na área, para identificar e analisar o funcionamento dos arranjos institucionais na prática.