Título: VELHOS CAMINHOS, NOVAS NARRATIVAS: A ROTA PEDESTRE PASSOS DOS JESUÍTAS – ANCHIETA, NATUREZA E SOCIEDADE NO LITORAL DE SÃO PAULO.
Autor (a): Patrícia Nunes da Silva Mariuzzo
Orientador (a): Aline Vieira de Carvalho
Data de defesa: 16/11/2016
Resumo: Em diálogo com o campo história cultural e história ambiental, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, essa pesquisa teve como objetivo analisar a construção de narrativas oficiais sobre determinadas materialidades urbanas; arquitetadas com finalidade explícita de criar o patrimônio cultural e rotas turísticas específicas (dentro do contexto de mercantilizarão da cultura e do próprio patrimônio cultural). A metodologia se baseou em uma abordagem qualitativa, com opção pelo estudo de caso e pesquisa de campo. Nosso ponto de partida foi a crença de que o patrimônio ¿ seja ele cultural ou natural ¿ é uma construção discursiva que tem efeitos concretos que podem ser vivenciados pelos indivíduos, sejam eles da comunidade local ou turistas.
Palavras Chave: Turismo cultural Ecoturismo Peregrinos e peregrinações Narrativas Interpretação do patrimônio natural e cultural.