[DISSERTAÇÃO] A educação pela comunicação como estratégia de inclusão social: o caso da Escola Interativa

Titulo: A educação pela comunicação como estratégia de inclusão social: o caso da Escola Interativa

Autor: Luciano Simões de Souza

Orientador: Prof. Dr. Jose Luiz Braga

Resumo: Apresento neste trabalho um estudo de caso do “Projeto Escola Interativa”, uma experiência de educação pela comunicação vivenciada por doze escolas da rede pública de ensino da cidade de Salvador (Bahia). A Escola Interativa tem como objetivo principal contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da escola pública, através do desenvolvimento de metodologias educativas que incorporam as tecnologias de comunicação.

A pesquisa teve como objetivo descrever criticamente as lógicas comunicacionais presentes na experiência Escola Interativa em relação ao desenvolvimento de competências de leitura crítica das mensagens midiáticas, à vivência de produção midiática e à participação em processos interativos via uso das tecnologias de comunicação, pilares da metodologia educativa do caso pesquisado. O estudo buscou reconhecer a articulação destes elementos entre si e com o processo de inclusão social de jovens de comunidades periféricas.

As análises produzidas sobre a experiência buscaram entender como se  deu o processo de integração da comunicação no espaço educativo e de que forma estas práticas educativas e comunicacionais sinalizam para caminhos potencialmente favoráveis a processos de inclusão social de jovens de comunidades periféricas.

Dissertação completa: Dissertação – A educação pela comunicação como estrategia de inclusão social – Luciano Simoes deSouza

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