[DISSERTAÇÃO] UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS EM UMA ESTRATÉGIA FLEXQUEST SOBRE RADIOATIVIDADE

Titulo: UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS EM UMA ESTRATÉGIA FLEXQUEST SOBRE RADIOATIVIDADE

Autora: Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos

Orientador: Profº Dr. Marcelo  Brito Carneiro Leão (UFRPE)

Co – orientador: Profª Dra. Kátia Aparecida da Silva Aquino (UFPE)

RESUMO: O presente estudo apresenta uma pesquisa realizada em uma escola da rede privada da cidade do Recife, com alunos do 1° Ano do Ensino Médio. Um dos focos desta pesquisa é o estudo da incorporação de vídeos televisivos na estratégia FlexQuest „Radioatividade‟. Para a pesquisa inicial foi realizada uma busca por vídeos dispostos em programas de televisão que apresentassem informações baseadas no saber científico. Diante dos dados obtidos foram realizadas categorias para melhor utilizá-los durante a construção da estratégia. A FlexQuest incorpora, dentro da WebQuest, a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), que é uma teoria de ensino, aprendizagem e representação do conhecimento, objetivando a proposição de estratégias para aquisição de níveis avançados do conhecimento. A partir de uma abordagem qualitativa, com uso de questionários, entrevistas e observações, foram realizadas intervenções através da aplicação da estratégia FlexQuest „Radiaotividade‟ tendo com eixo norteador, a análise das travessias de paisagem que os alunos conseguiram realizar no  decorrer da realização das tarefas solicitadas. Os resultados da pesquisa revelaram que a FlexQuest „Radioatividade‟ comporta recursos audiovisuais; além disso esses recursos possibilitam aprendizagem desde que incorporados em estratégias bem estruturadas dentro de uma proposta construtivista de ensino e aprendizagem. Neste sentido, constitui-se uma estratégia eficaz para nível introdutório ou estimulador para o entendimento das aplicações da radioatividade. A partir deste estudo foi possível compreender como as atividades despertaram nos alunos a curiosidade, a pesquisa, o trabalho cooperativo, a autonomia, mesmo fora do âmbito escolar. Constatou-se, então que a FlexQuest é uma boa estratégia  para a aquisição de conhecimento em níveis avançados, pois desenvolve nos alunos as habilidades de aplicação do conhecimento apreendido em diferentes situações. Esta estratégia mostrou-se ainda como uma ferramenta baseada em situações reais que muitas vezes são distorcidas pela mídia televisiva, possibilitando que os alunos desenvolvessem o olhar crítico diante daquilo que se é transmitido. Diante do que foi exposto, este trabalho propõe uma estratégia didática suportada pela TFC, que utiliza o vídeo como recurso didático, que pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de radioatividade. Pois, esta proposição permitiu aos alunos a apropriação/relação do conhecimento científico com o que se é ensinado em outras atividades de sala de aula, tornando-o mais crítico com o que é transmitido pela televisão, não sendo necessária uma possível condenação do meio de comunicação por parte da escola.

Link: Dissertação – Utilização de Recursos Audiovisuais em uma Estrategia Flexquest Sobre a Radioatividade – Flavia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos